A Europa apoia, o BBVA e a Deloitte ajudam. No BBVA estamos ao lado das empresas que querem recorrer aos fundos do PRR. Em colaboração com a Deloitte, acompanhamos o processo de candidatura dos nossos clientes, para que aproveitem da melhor forma esta oportunidade única.
Se não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui
BBVA Empresas
 
A Europa apoia, o BBVA e a Deloitte ajudam
 
 

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
A dimensão Transição Climática

 

A dimensão Transição Climática do PRR, que tem como propósito preparar o país para um futuro mais sustentável e competitivo, reflete o compromisso e contributo de Portugal para as metas climáticas, definidas no Pacto Ecológico Europeu e a Lei Europeia do Clima, que permitirão alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Esta é também uma preocupação do BBVA, que tem vindo a ajudar as empresas a conseguir uma maior eficiência energética na sua atividade, razão pela qual disponibiliza assessoria energética gratuita aos seus clientes, ajudando as empresas a identificar melhorias nos seus processos produtivos para reduzir os seus consumos de energia e otimizar os seus gastos.

Com o recurso aos fundos do PRR disponíveis para esta natureza de investimentos, é mais fácil para as empresas implementar estes planos de atuação.

 

Principais objetivos:

 
 

Promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país já dispõe.

 
 
 

Agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis.

 
 
 

Potenciar uma agenda de inclusão económica, na qual se alavancará o reforço constante da resiliência do país.

 
 

Linhas de atuação prioritárias

Redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre 45% e 55% até 2030, em relação a 2005.

Incorporação de 47% de fontes de energia renovável no consumo final bruto de energia.

Aposta na eficiência energética traduzida na redução de 35% de energia primária.

 
 

Componentes e respetivos investimentos

Tendo em conta os objetivos traçados para a descarbonização da economia e da sociedade,
foram definidas 6 componentes com intervenção em áreas estratégicas:

Transição Climática

Fonte: https://recuperarportugal.gov.pt/transicao-climatica/

 

Estas componentes têm como principal objetivo a redução das emissões de dióxido de carbono dos setores mais relevantes (mobilidade, indústria, mar e património edificado) e uma maior incorporação de energia de fontes renováveis.

O desafio da transição energética é visto como uma oportunidade única no sentido de potenciar a economia nacional numa lógica de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o avanço tecnológico, para a criação de emprego e de riqueza, para a coesão territorial e para a preservação dos recursos naturais.

 

Conheça em detalhe as reformas e investimentos que se enquadram nestas componentes

 

Existem duas componentes que, para as empresas,
representam maior potencial de acesso aos fundos europeus:

 
Descarbonização da Indústria
 

O PRR prevê o apoio financeiro para um vasto conjunto de iniciativas que promovam a redução do consumo de energia e a adoção de fontes de energia renovável:

Processos e tecnologias com reduzida emissão de carbono;
Adoção de medidas de eficiência energética;
Incorporação de energia de fontes renováveis e armazenamento de energia;
Capacitação das empresas.
 
Hidrogénio e Renováveis
 

Esta componente está direcionada para a redução da dependência energética nacional, e para a promoção do crescimento económico e do emprego, baseado no desenvolvimento de uma nova indústria a nível nacional e respetivos serviços. Encontra-se previsto o apoio para a concretização de investimentos para a produção de hidrogénio verde e outros gases de origem renovável, para auto-consumo e/ou injeção na rede, incluindo, de igual modo, investimentos com armazenamento, transporte e distribuição para diferentes aplicações.

É expectável o lançamento do primeiro concurso aos fundos
destas componentes ainda em 2021.
 
 
 
 

Avisos a decorrer na presente data

 
Componente Aviso Âmbito Data para submissão
C12.
Bioeconomia
Sustentável
Aviso de Abertura de Concurso N.º 02/C12-i01/2021 - Gestão Florestal e Apoio à Resinagem – Programa “Resineiros Vigilantes” Financiamento com o objetivo de integração dos resineiros no exercício de ações de vigilância em locais estratégicos, nas áreas sob gestão do resineiro e áreas contíguas, tendo em consideração o risco de incêndio e os locais objeto de resinagem. Até ao limite da dotação disponível.
C13. Eficiência Energética em Edifícios Aviso de Concurso N.º 01/C13-i01/2021 - Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis Financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios. 30-11-2021
Aviso de Abertura de Concurso N.º 02/C13-i01/2021 - Apoio ao Programa “Vale Eficiência” Financiamento para a melhoria do conforto térmico da habitação de famílias economicamente vulneráveis,quer por via da realização deintervenções na envolvente, quer pela substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes. 31-12-2021

Fonte: https://recuperarportugal.gov.pt/candidaturas-prr/

 
 
 
BBVA
 

Em conjunto com a Deloitte, queremos ajudar a sua empresa
e facilitar o processo de acesso aos fundos do PRR.

Faça já o agendamento de uma reunião para dar o próximo passo no caminho da sustentabilidade e competitividade.

Contacte o seu gestor
 
BBVA Consigo

BBVA Net cash

BBVA.pt

BBVA.pt

Apoio a Clientes BBVA

empresas.pt
@bbva.com

Linha BBVA

707 256 256

 

Se está incluído nesta lista por erro, ou gostaria de ser removido, por favor,
devolva-nos esta mensagem com "remover" na linha de assunto.

 
BBVA

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria - Sucursal em Portugal (BBVA) celebrou um Acordo de Colaboração com a Deloitte Business Consulting (Deloitte) ao abrigo do qual poderão ser prestados serviços aos seus clientes no âmbito dos Fundos Europeus: preparação de informação, formação e simulação técnica de projetos. Contudo, a obrigação, por parte da Deloitte, de prestação de serviços adicionais, nomeadamente apoio na elaboração de candidaturas aos fundos disponíveis, está condicionada à plena satisfação e cumprimento dos procedimentos de aceitação de clientes e projetos, por si, definidos.